terça-feira, 10 de agosto de 2010

A importância da pele

Boa Tarde Amadiinhas ;
Bom hoje a atualização do blog ficou por minha conta (Lívia Marinho), pois minha querida irmã foi para a facul, então vou fazer um post bem legal falando sobre a PELE.
Bom miga migas (os). Rsss* além de Técnica de Enfermagem, faço curso de Técnico em Segurança do Trabalho e sou Depiladora, quantas coisas não?
Então como no curso de depilação nós aprendemos todos os tipos de pele, camadas da pele e até auto-maquiagem, então vou dar umas pequenas dicas de cuidados que devemos ter com a pele, vamos lá?

ESTRUTURA DA PELE

Pele é uma membrana eslástica que reveste todo o corpo, sua espessura varia de acordo com a região, faixa etária e gênero.


Como viram na figura acima vou só explicar as 3 camadas da epel e suas funções.
Epiderme: é camada mais superficial da pele, é a que vemos e tocamos diariamente.
Derme: camada intermeiária responsável pela firmeza, flexibilidade e elasticidade da pele.
Hipoderme: é a camada mais profunda, ela é formada por tecido gorduroso, fibroso, nervos e vasos sanguíneos de maior calibre.

A pele exerce uma série de funções tais como:
  •  Produção de Melanina: pigmentoque da cor à pele e aos pêlos;
  • Produção de sebo: produzido pelas glândulas sebáceas, mantendo a pele sempre hidratada e protegendo a pele contra entrada de bagtérias e fungos;
  • Produção de queratina: proteína que forma a camada mais externa da pele, os pêlos e as unhas;
  • Produção de suor: sendo sua função de manter a pele hidratada e regular a temperatura corporal 

CONHEÇA SEU TIPO DE PELE

Cada pessoa tem seu próprio metabolismo, que varia de acordo coma  herança genética, os hábitos alimentares, os ambientes em que vive, entre outros fatores. A pele reage a essas condições biológicas e climáticas e se constitui de formas distintas: pode ser seca, oleosa, normal, mista, acnéica ou sensível.

Classificação existente:

PELE SECA: Geralmente, não é muito vistosa, pois apresenta uma aparência áspera e denuncia a presença de rugas. Com a chegada do frio, as mais sensíveis, podem até descamar.

PELE NORMAL: Embora tenha um aspecto luminoso e hidratado, também necessita de cuidados e não está livre de ter alguns cravinhos indesejáveis.

PELE MISTA: Muito comum nas negras, caracteriza-se por apresentar a chamada "ZONA T" - Testa, Nariz e Queixo - mais oleosa do que as demais parte do rosto.

PELE OLEOSA: Os poros são mais dilatados, o que facilita a formação de cravos e espinhas. Quem tem esse tipo de pele nota que o rosto fica constantemente com aspecto engordurado.

PELE ACNÉICA: A pele acnéica é muito oleosa e brilhante. Costuma apresentar áreas inflamadas e com pontos avermelhados, em decorrência da presença de cravos e espinhas. O rosto, o peito e as costas costumam ser áreas mais afetadas - devido ao número maior de glândulas sebáceas que possuem.

Obs: Mais do que um problema estético, os cravos e espinhas normalmente sinalizam um desequilíbrio orgânico e, portanto, exigem cuidados específicos.

PRODUTOS PARA HIGIENIZAÇÃO

Produtos para a limpeza de pele devem ter PHneutro e devem ser escolhidos conforme o tipo de pele:

Pele normal: É indicado o uso de emulsões cremosas, leites de limpeza ou sabonetes líquidos.
Pele seca: Use leites ou cremes de limpeza e evite os sabonetes.
Pele mista: ou oleosa: O ideal é usar sabonetes líquidos, emulsões, géis ou soluções de limpeza não oleosas.

CUIDADOS DIÁRIOS COM A PELE

Limpar a pele é fundamental para limpar as células mortas, a sudorese e as secreções naturais da pele, além de resíduos de poluição e maquiagem. O ideal é limpar a pele pela manhã e antes de dormir. A limpeza noturna é essencial, pois nesse período ocorre a renovação celular e, com a pele limpa, haverá uma melhor oxigenação das células.
Limpar é fundamental, mas limite esse procedimento ao máximo de 3 vezes ao dia. O excesso de limpeza pode esequilibrar a camada natural de proteção da pele, fazendo que haja uma produção excessica de óleo.


Boom genteee, essa foi a dica de hoje sobre a pele, espero que gostem!
Qialquer duvida só comentar ou mandar e-mail que respondo.

Beiiijos no

Lívia Marinho

12 comentários:

  1. Nossa gente, praticamente uma dermatologista 0800! haha Adorei as dicas Bj bj!

    ResponderExcluir
  2. hihih amei o post!! mas ainda tenho duvida sobre a minha pele!!! ela varia mto!! eh normal?? rssr
    bjos meninass

    ResponderExcluir
  3. É mega importante a gente conseguir identificar o nosso tipo de pele né ? Ela é a base de tudo.
    Obrigada pelo carinho,
    Beijos,

    Amanda

    ResponderExcluir
  4. é super importante sabermos sobre nossa pele não? adorei o post de hoje.. e já sou seguidora de vocês.. beijos queridas..

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pela visita e comentário!
    Bem esclarecedor seu post!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Liiiiiiivia, ADOREY o post!!!! Sou doida pra identificar meu tipo de pele, mas nunca consigo..rsrs.. Vc tem alguma dica pra gente conseguir identificar nosso tipo de pele?!

    Bjooooocas lindona!!

    ResponderExcluir
  7. Minha primeira visita ao seu blog e logo vou aprendendo sobre peles que tenho que cuidar, mas sou desligada demais....adorei......bom final de semana pra vcs.....bjks....Gil....

    ResponderExcluir
  8. maravilhosas dicas adooooro
    ass;kayres

    ResponderExcluir
  9. adoraria poder dizer q são bonas dincas
    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Adorei as suas dicas garota parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Livia amei o seu blog, parabéns por nos passar tantas informações.. por isto estou deixando está msg, para q vc conheça este produto q acabou de ser lançado no Brasil, 100% natural e hipoalergenico www.aguabioativa.com.br (ID:36 )pós depilação, pós pilling e p/outras opções de uso também.. sucesso amiga e se tiver dúvidas entre em contato comigo..
    Enio maciel
    skype: eniomaciel1
    email: enm310@hotmail.com

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para dar sua opinião, aproveite e segue onosso blog. Obrigada e beijos das Irmas GG (Laíssa e Lívia)